Dia da Família Militar
NASCIMENTO DE D. ROSA DA FONSECA - 18 de Setembro
A desginação de D. Rosa da Fonseca como Patrono da Família Militar foi aprovada pela Portaria do Comandante do Exército nº 650, de 10 de junho de 2016.
Diferentemente de outras protagonistas da história militar brasileira, como Maria Quitéria, Ana Neri e Anita Garibaldi, D. Rosa da Fonseca representa o estereótipo da mulher que é geradora e formadora de vidas notáveis que contribuíram, de maneira significativa, para o nosso país, por meio do serviço à Pátria brasileira.
Todas as vezes em que D. Rosa da Fonseca recebia notícias da vitórias do Exército Brasileiro nos campos de batalha, ela mandava ornamentar a fachada de sua casa com bandeiras e flores e, à noite, fazia iluminar com lanternas de vidro toda a frente da sua residência.
Nos momentos de tristeza e angústia pela vida dos seus filhos, que incentivara a participar da guerra, consolava sua filha e noras e, referindo-se a eles, assim expressava-se "A vitória que a Pátria alcança, e que todos foram defender, vale muito mais que a vida dos meus filhos".
Ao instituir o dia 18 de setembro, data natalícia de Dona Rosa da Fonseca, a Matriarca Exemplar, como Dia da Família Militar, o Exército Brasileiro presta a devida homenagem à figura insigne de Rosa da Fonseca, reconhecendo a importância de seu extremado amor a seu marido e filhos, emoldurado por seu espírito de sacrifício pela Pátria brasileira, valores que a definem como símbolo da Família Militar.
Redes Sociais